A Polícia Militar Ambiental apreendeu mais de 50 bicicletas na tarde desta terça-feira (23) durante uma investigação de crime ambiental na Vila Passos, em Lorena (SP). A suspeita é que os veículos sejam produto de furto e que um adolescente de 17 anos usaria elas como moeda de troca para conseguir drogas.
De acordo com a polícia, a apreensão foi feita na casa dos pais dele, onde funcionaria uma fábrica clandestina de palmitos. Policiais chegaram até o local após uma denúncia.
Na casa foram localizados três vidros de palmito juçara – espécie ameaçada de extinção – e outros objetos que configurariam a venda clandestina, como medidor para o corte do palmito e cadernos com anotações de contabilidade da venda do produto.
Ao perceber que os policiais estavam no local, o adolescente pulou o muro e fugiu. Na casa ainda foram encontrados quatro pinos de cocaína, uma pedra de crack, duas balanças de precisão e cadernos de contabilidade da venda da droga. Foram encontradas também 51 bicicletas no terraço da casa.
A mãe do adolescente era a única que estava no local no momento da apreensão. Ela teria dito aos policiais que os palmitos pertenciam ao marido e as bicicletas e drogas, ao filho. Não foram apresentadas notas fiscais das bicicletas e, por isso, a suspeita da polícia é que elas seriam furtadas e usadas para serem trocadas por droga.