A Polícia Civil apreendeu 50 bananas de dinamite, além de armas e documentos falsos, depois de perseguir um carro em uma estrada rural em Jacareí nesta terça-feira (9). Segundo a investigação, o arsenal pertencia à quadrilha que atacou bancos na última semana em Guararema. Ninguém foi preso.
O trabalho de inteligência da polícia identificou que o grupo, que atuou em Guararema e é da região leste de São Paulo, faria explosões em Santa Branca na madrugada desta quarta-feira (10). Policiais passaram a acompanhar o grupo, que chegou nesta madrugada a São José dos Campos.
No início da tarde desta terça-feira (9) dois homens transportavam os explosivos em um carro blindado e foram interceptados pelos investigadores em Jacareí.
Houve perseguição por uma estrada da zona rural da cidade e troca de tiros. Ninguém ficou ferido. Após os disparos, os dois homens armados com fuzis conseguiram fugir a pé por uma área de mata.
No veículo abandonado pela dupla a polícia apreendeu os explosivos, além de uniformes da Polícia Civil, identificações policiais e coletes. Em uma mochila dentro do carro ainda foi encontrada a identidade de um dos criminosos mortos na ação em Guararema na última quinta-feira (4).De acordo com a polícia, as interceptações confirmavam a explosão de quatro caixas na região central de Santa Branca, mas a quantidade de explosivos encontrada era suficiente para destruir pelo menos 100 caixas eletrônicos. Com isso, a investigação apontou que outras cidades no entorno fossem alvo dos criminosos.
O Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) foi acionado para remover os explosivos e uma equipe da perícia também está no local. Equipes do canil do Batalhão de Ações Especiais (Baep) e do helicóptero águia da PM foram acionadas e até a publicação da reportagem faziam buscas pelo local.
A tentativa de roubo a dois bancos terminou com tiroteio, com 11 criminosos mortos, em Guararema, cidade a cerca de 80 quilômetros da capital e vizinha de Jacareí. A mega ação foi na madrugada da última quinta-feira (4). De acordo com a Polícia Militar, eram ao menos 25 criminosos.
A maioria conseguiu fugir por estradas em Jacareí e Santa Branca. Um dos carros foi abandonado no mesmo dia em Jacareí e achado pela polícia.
A suspeita é que essa quadrilha que atuou em Guararema também tenham envolvimento com explosões a banco que ocorreram em outras cidades da região, como Campos do Jordão no fim do ano passado.
Foto: Pedro Melo/TV Vanguarda