A Vigilância Epidemiológica contabilizou 2.517 casos confirmados de dengue em Pindamonhangaba. Os dados foram divulgados na quarta-feira (4) e representam aumento de quase mil casos da doença comparado com último balanço feito a cerca de 15 dias.
Com o avanço da dengue, a prefeitura decretou estado de calamidade pública no final de abril. A medida possibilita a prefeitura comprar equipamentos e medicamentos para as ações de prevenção e combate, além da dispensa de concurso público para a contratação de profissionais para o atendimento da população.
De acordo com a prefeitura, as ações de combate à doença têm sido reforçadas. Nesta semana, agentes estão fazendo bloqueios e nebulização nos bairros Cidade Jardim, Araretama e Santana.
Além de Pinda, também estão com epidemia Taubaté, Tremembé, Atibaia, além de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela, no litoral norte. A cidade com o maior número de casos é Taubaté que possui 6,7 mil vítimas, segundo o último balanço feito pela prefeitura na sexta-feira (30).