A renda de 35% dos brasileiros é insuficiente para pagar as contas em dia, mostrou nesta quinta-feira um levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil)
Segundo o estudo, outros 46% dos consumidores dizem que não falta, mas também não sobra dinheiro com a renda que possuem, enquanto 13% dizem estar com as contas no azul, sobrando dinheiro para consumir ou fazer investimentos.
Neste cenário, cresceu o percentual dos brasileiros que tiveram crédito negado ao tentar fazer uma compra parcelada. O estudo do SPC mostra que 19% deles não conseguirem os recursos em julho, contra 17% no mês imediatamente anterior.
O levantamento também constatou que 44% dos que contraem empréstimos e financiamentos atrasaram as parcelas da dívida em algum momento. Destes, 18% ainda possuem pendências no pagamento.
Os itens mais adquidos em julho no cartão foram itens de primeira necessidade: alimentos em supermercados (67%), remédios (45%), combustíveis (33%), roupas, calçados e acessórios (31%) e idas a bares e restaurantes (30%).