O Parlamento britânico discute e vota, nesta sexta (20), a proposta do primeiro-ministro Boris Johnson para a saída do Reino Unido da União Europeia, o Brexit.
A votação é inicial – os parlamentares decidem se a lei proposta é aceita em seus termos gerais. Depois, o texto ainda deve passar por comitês e pode receber emendas na própria Câmara dos Comuns antes de ir a nova votação – para, então, ser encaminhado à Câmara dos Lordes.
A expectativa é de que essa proposta inicial seja aprovada, porque, com as eleições da semana passada, o Parlamento agora tem maioria do Partido Conservador, o partido de Boris Johnson.
Apesar de a votação desta sexta (20) não ser a aprovação final do acordo do Brexit, é um passo importante, porque é a primeira com um Parlamento em que os conservadores têm maioria: 365 dos 650 assentos.
Após o recesso de fim de ano, os parlamentares deverão ter três sessões para realizar novos debates e apresentar possíveis emendas, nos dias 7, 8 e 9 de janeiro. Depois disso, está prevista a votação final na Câmara dos Comuns e o encaminhamento para a Câmara dos Lordes, que precisa ratificar o resultado.
Foto: Jessica Taylor/ AFP / UK Parliament