A 14ª Parada Gay de Madureira, no Subúrbio do Rio, bateu seu recorde de público neste domingo (20), quando cerca de um milhão de pessoas caminharam pelo Calçadão de Madureira, segundo os organizadores. Às 18h45, a Polícia Militar informou que ainda não tinha uma estimativa do número de público. O evento, que começou por volta de 13h, teve como padrinhos David Brazil e Viviane Araújo. Ao som de funk e música eletrônica, embaladas por vários carros de som, as ruas do bairro foram tomadas pela festa.
Carlos Tufvesson, coordenador especial de Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio, afirma que a festa é uma marca de cidadania.”Ninguém precisa ser gay para lutar contra a homofobia. Isso é uma luta de gays, lésbicas, transexuais, e heterossexuais também”, diz Tufvesson.
Entre os participantes, o jovem Douglas Araújo, de 19 anos, que foi à festa pela primeira vez.”Estou adorando. Me assumi recentemente, então é bem libertador”, disse ele, que é morador do bairro.
A cantora Valesca Popozuda, madrinha do evento há pelo menos 7 anos, diz que a adoração do público LGBT por sua figura é algo que a surpreendeu no início, mas que hoje lida muito bem:
“Temos que nos conscientizar que somos todos iguais, independente da opção sexual. Que as pessoas se preocupem menos com os outros e mais consigo mesmas”, disse Valesca.