Na manhã deste domingo (22), o Palmeiras foi surpreendido pelo Cuiabá, no Allianz Parque, com uma derrota por 2 a 0, em duelo válido pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Esta foi a quarta partida seguida do Palmeiras sem vitórias na competição e a terceira derrota consecutiva. Curiosamente, nos anos que conquistou o título do Brasileirão, em 2016 e 2018, o time paulista não acumulou mais do que duas derrotas seguidas.
Em 2016, o período de turbulência da equipe veio na reta final do primeiro turno. Na oportunidade, o Palmeiras perdeu em casa para o Atlético-MG, fora de casa para o Botafogo e empatou com a Chapecoense na rodada seguinte. Após os maus resultados, o time na época dirigido por Cuca retornou aos trilhos e seguiu firme até a conquista da taça.
Dois anos depois, as duas derrotas aconteceram ainda no início da competição. O Palmeiras perdeu em casa para o Sport, por 3 a 2 e depois para o Cruzeiro, por 1 a 0, no Mineirão. Novamente, o time paulista voltou a se encontrar, impediu uma terceira derrota e iniciou uma arrancada rumo ao título.
Em 2021, a situação não parece ser tão simples. Após liderar o Brasileirão, o Palmeiras soma maus resultados e pode encerrar a rodada vendo o Atlético-MG abrir nada menos do que oito pontos na liderança da competição, além de ter o mesmo número de pontos do Fortaleza, terceiro colocado.
Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras receberá o Athletico Paranaense, em duelo válido pela 18ª rodada.