Inaugurado há um ano, o Allianz Parque será palco de uma volta olímpica pela primeira vez nesta quarta-feira, quando Palmeiras e Santos decidem o título da Copa do Brasil. A última festa deste tipo na casa do Verdão ocorreu há sete anos, em 2008, quando o time de Vanderlei Luxemburgo bateu a Ponte Preta na final e sagrou-se campeão paulista. Ao Peixe, é a oportunidade de o clube voltar a levantar uma taça como visitante, algo que não acontece desde 2010.
Dez das principais conquistas do Alviverde aconteceram no seu estádio. Caso termine como campeão, esta Copa do Brasil será o maior título do Palmeiras no Palestra desde a Copa Libertadores de 1999. Naquele 16 de junho, 32 mil pessoas viram Zapata errar o pênalti que decidiu a partida contra o Deportivo Cáli (COL) no Parque Antártica.
Três anos antes, na marcante campanha dos 102 gols no Campeonato Paulista, o Palmeiras recebeu a taça no Pacaembu, contra o XV de Jaú, mas a festa de campeão ocorreu no Palestra, e justamente em cima do Santos. Com a vitória por 2 a 0 no Clássico da Saudade em casa, o time conquistou o segundo turno do Estadual. Como vencera também o turno de ida, aquela partida, embora não tenha sido a da entrega das faixas, garantiu o título.
O Santos também já venceu o Palmeiras em um “jogo do título”, e em pleno Parque Antártica: no Paulistão de 1968. A vitória por 3 a 1 garantiu a taça para a equipe de Pelé. Desde então, foram mais cinco títulos longe da Vila Belmiro: do Robertão de 1968 e o Rio-São Paulo de 1997 (ambos no Maracanã), da Copa Conmebol de 1998 (no Gigante Arroyto, na Argentina), e da Copa do Brasil de 2010 (no Barradão).
“Como esperado o apoio já começou para quarta… Se meia dúzia de ‘gato pingado’ é alçapão, 40 mil será o que?”, Rafael Marques
Nessa conquista mais recente, o Peixe até perdeu por 2 a 1 em Salvador (BA), mas a vitória por 2 a 0 na Vila garantiu a taça para o então time de Dorival Júnior, que tinha no meio de campo Arouca entre os titulares. Aquela foi a primeira grande conquista da geração de Neymar, que chegou ao seu ápice com o título da Libertadores em 2011, em cima do Peñarol (URU). O tri continental veio no Pacaembu, mas o mando era alvinegro.
No jogo de quarta-feira, o Palmeiras precisa vencer por um gol de diferença para levar a partida aos pênaltis – gols fora de casa não servem como desempate. Triunfos do Verdão por dois ou mais gols de vantagem garantem o tri da Copa do Brasil ao dono do Allianz Parque, que já tem todos os ingressos vendidos para este jogo. Ao Peixe, basta um empate para que a equipe conquiste o bicampeonato da competição e garanta a segunda taça do ano – a primeira, do Paulista, veio também em cima do Verdão. Quem leva?