A Operação Mensal da Polícia Civil terminou nesta terça-feira (27) com 198 pessoas detidas, incluindo 28 adolescentes, em toda a Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte.
Todos os meses, a corporação realiza uma ação surpresa para o cumprimento de mandados de busca e apreensão, além de prisões de foragidos. Este mês, a operação aconteceu um dia após a divulgação das novas estatísticas da Secretaria Estadual de Segurança Pública, que mostraram mais uma vez a região como a mais perigosa do interior do Estado.
O delegado do Deinter-1 (Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior), Célio José da Silva, disse que o saldo da operação foi positivo.
“De nada adianta ter um bom trabalho de investigação na fase de inquérito se não se efetivar a prisão. Por isso a Operação Mensal. Temos tido uma melhora altamente significativa em todos os indicadores. Isso é um sinal para aqueles que têm interesse em praticar crime, para reduzir o ímpeto criminoso”, afirmou.
Nesta terça, foram registrados 26 prisões em flagrante, 47 presos por termo circunstanciado, 28 adolescentes detidos, 88 mandados de prisão cumpridos e um suspeito recapturado.
Em todas as cidades, foram apreendidos 4.967 objetos ilícitos (como produtos piratas ou itens sem procedência comprovada); além da apreensão de 12 veículos, seis armas de fogo, 1,3 quilo de maconha, 400 gramas de cocaína e 127 gramas de crack.