A Odebrecht anunciou nesta quarta-feira (21) a assinatura de um acordo com o Ministério Público Federal, o Departamento de Justiça dos EUA e a Procuradoria-Geral da Suíça em relação à investigação sobre a participação da empresa em pagamento de propinas para benefício das empresas que pertencem ao grupo.
Com o acordo, o grupo assume responsabilidade por descumprir legislações do Brasil, EUA e Suíça e vai pagar uma multa de R$ 3,828 bilhões às autoridades dos países. O valor deve ser pago ao longo de 23 anos, com a soma das parcelas reajustas de acordo com a taxa Selic. No cálculo da multa, as autoridades levaram em consideração a cooperação da Odebrecht nas investigações.
Em nota, a Odebrecht afirma que “se arrepende profundamente da sua participação nas condutas que levaram a este acordo e pede desculpas por violar os seus próprios princípios de honestidade e ética”. Diz ainda que seguirá colaborando com as autoridades. Entre as novas medidas, a empresa concordou em se submeter a um monitor externo e independente por um período de 3 anos.