A obra da construção de um dos maiores túneis rodoviários do país avança em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo. Debaixo da terra, o traçado é ampliado, em média, quatro metros por dia em direção ao fim do túnel – que vai ter 3,5 quilômetros de extensão. A estrutura vai ser entregue no primeiro semestre de 2018 e integra as obras do contorno sul.
(Correção: ao ser publicada, esta reportagem errou ao informar que o túnel em São Sebastião é o maior do país. O erro foi corrigido às 18h30.)
O complexo viário vai interligar o trecho final da rodovia dos Tamoios (SP-99), em Caraguatatuba, ao centro de São Sebastião e deve desafogar o trânsito urbano entre as cidades. A construção do traçado é considerada um desafio aos profissionais envolvidos, principalmente porque parte das áreas por onde o corredor viário vai ser construído é ocupada por moradores.
“Nós temos algumas dificuldades, já que estamos entre a rodovia Rio-Santos e a Mata Atlântica. Do ponto de vista de engenharia, sempre vamos ter uma supresa – em cada etapa vamos nos deparando com dificuldades naturais. Não tem como passar com rodovia em alguns trechos, por isso, nessa situação a construção de um túnel é mais fácil”, disse o diretor de contrato de obras Paulo Celestino.
A máquina utilizada para abrir os túneis, conhecida como ‘tatuzão’, não está sendo utilizada nesta obra. A tecnologia utilizada nos novos túneis do litoral norte é a ‘Drill and Blast’, que significa explosão e perfuração. “O tatuzão é para obras metroviárias, aqui por ser obra rodoviária, a largura necessária para construção do túnel é quase o dobro de uma obra metroviária. Sendo assim, a equipe não fugiria dos trabalhos manuais na obra. O metódo para fazer aqui é com detonação”, explicou o gerente de produção da empreiteira Rodrigo Makassian.
Atuamente, o maior túnel do Brasil é o da Imigrantes, que liga São Paulo a Santos e tem 3,14 quilômetros de extensão. Um outro megatúnel, com 4,6 quilômetros está sendo construído na rodovia Rio-Petrópolis.
Etapas da obra
O método utilizado pelos engenheiros na construção do megatúnel prevê o trabalho em seis etapas, sendo que a primeira é cavar a terra e reforçar a sustentação da abertura do túnel. Quando a rocha é alcançada, debaixo da terra, começa a fase de detonação – máquinas furam e injetam explosivos pra que a rocha se quebre no molde do túnel.