A partir deste sábado, a pista principal do Aeroporto Santos Dumont entrará em obras e ficará interditada até 21 de setembro. Com isso, cerca de 200 voos serão transferidos diariamente para o Aeroporto Internacional Tom Jobim (RIOgaleão), fazendo com que o terminal receba 767 mil passageiros extras neste período, quase a população de João Pessoa, na Paraíba.A manutenção na pista do Santos Dumont é realizada a cada dez anos. A interdição é necessária para garantir a segurança de pousos e decolagens. Até 21 de setembro, apenas a Azul manterá operações no terminal, usando a pista auxiliar. Todos os voos de Gol e Latam, cujas aeronaves são maiores, vão migrar para o RIO galeão.
Para atender ao aumento de fluxo de passageiros, que será de 73% no período de obras, o RIOgaleão fará um reforço nas equipes de todo o aeroporto. Este incluirá mais carrinhos elétricos para circulação interna no aeroporto, das 5h às 22h. No mesmo horário, também serão oferecidos ônibus para a circulação externa entre os terminais 1 e 2 do aeroporto.
Na primeira semana de interdição (de 24 a 31 de agosto), ficam no Santos Dumont as partidas da Azul para Campos, São José dos Campos e Ribeirão Preto. A partir de 1º de setembro, serão incluídos os voos para Vitória.
Gol, Latam e Azul vão oferecer transporte gratuito para os passageiros entre o Santos Dumont e o RIOgaleão. Os ônibus partirão de hora em hora, com embarque por ordem de chegada. No horário de rush, o percurso pode levar de 30 minutos a mais de uma hora.