Furacão Matthew deixou mais de 100 mortos no Caribe.
Estado de emergência permite desbloqueio rápido de recursos.
O presidente dos EUA, Barack Obama, assinou nesta quinta-feira (6) uma declaração de emergência no estado da Flórida, que deve ser atingido pelo furacão Matthew nesta noite, e ordenou ajuda federal para a região.
O furacão Matthew, a tempestade mais forte em quase uma década no Caribe, avança rumo ao sudeste dos Estados Unidos nesta quinta-feira depois de matar mais de 100 pessoas no Caribe.
Ao decretar o estado de emergência federal, o presidente permite desbloquear rapidamente recursos federais de assistência e que as agências de segurança interior (DHS) e de gestão de situações de emergência (FEMA), coordenem os trabalhos de resgate.
De acordo com comunicado da Casa Branca, a ação do presidente autoriza a FEMA, do Departamento de Segurança, “coordenar os esforços de socorro com o propósito de aliviar as dificuldades e o sofrimento causados pela emergência” e “prestar a assistência adequada (..) para salvar vidas e proteger propriedades, saúde pública e segurança”.
Segundo a nota, a FEMA está autorizada a enviar equipamentos e recursos necessários para aliviar os impactos da emergência. O governo federal contribuirá com 75% dos recursos necessários para a assistência, diz a nota.