Pelo menos três pessoas foram presas pela polícia catalã após o ataque com uma van em Barcelona que matou 13 pessoas e feriu pelo menos cem na quinta-feira.
Até a manhã desta sexta-feira, a polícia tinha informado que dois dos suspeitos detidos não eram o motorista da van, que tinha fugido após o ataque. Não se sabe ainda se o terceiro detido seria o motorista
A mídia espanhola diz que o “principal suspeito” de ter dirigido a van seria Moussa Oukabir, irmão de Driss Oukabir, que é um dos suspeitos detidos e que teria se apresentado à polícia após o ataque se dizendo inocente e que seus documentos tinham sido roubados.
A van branca usada no ataque tinha sido alugada com os documentos de Driss Oukabir. Em um primeiro momento, a polícia divulgou uma foto dele, identificando-o como um dos suspeitos do atentado em Las Ramblas e dizendo que ele era cidadão marroquino com direito a residência permanente na Espanha.
Segundo a polícia, isso indica que ele morava no país há mais de cinco anos.
“Prendemos duas pessoas envolvidas diretamente no ataque, mas nenhuma delas era o motorista da van”, disse Josep Lluís Trapero, chefe da polícia catalã.
De acordo com as autoridades, o outro suspeito detido é de Melilla, cidade autônoma espanhola localizada no norte da África.