Uma nuvem ‘gigante’ e carregada de raios foi filmada sobre o mar do litoral de São Paulo e se aproximou rapidamente das cidades da Baixada Santista. De acordo com os sensores da Praticagem [organiza a movimentação de navios], os ventos atingiram uma velocidade média de 60 km/h durante 10 minutos, com rajadas de 139 km/h. A Defesa Civil de Santos (SP) informou, em nota, que os morros estão em estado de observação e que as encostas são monitoradas.
Assim que a tempestade chegou à cidade, trazendo forte chuva e rajadas violentas de vento, árvores caíram; a energia foi afetada em alguns pontos, com semáforos apagados e moradias sem luz; o Porto de Santos teve a navegação interrompida das 16h30 às 17h de quarta-feira (15), entre outras ocorrências, como queda de tendas nas praias e de carrinhos de ambulantes.
o especialista em climatologia Rodolfo Bonafim disse que a nuvem registrada é uma cúmulo-nimbo, comumente ‘acompanhada’ por raios, chuva, vento e granizo. Neste caso, foram registradas as fortes chuvas, raios e ventos muito fortes.
De acordo com a Prefeitura de Santos, apesar de aproximadamente 13 ocorrências voltadas a quedas de árvores, principalmente nos bairros Aparecida e Boqueirão, ninguém ficou ferido. O Executivo disse, ainda, que equipes vão providenciar a retirada dos galhos e troncos.