O número de carros abandonados em São José dos Campos (SP) cresceu em 2016. Os registros passaram de 298 durante todo o ano de 2015 para 525 até outubro neste ano. O crescimento é de quase 80% mesmo antes de 2016 terminar.
“Incomoda, traz doença, rato, aranha, barata, então a gente precisa ter consciência e pedir à prefeitura que se possível retire esses veículos daqui. Ano passado, mais de cinco pessoas pegaram dengue aqui na rua, na minha casa até coloquei tela, mas quem não pode colocar fica à mercê de ser infectado”, contou o morador do Jardim República, Edivaldo Hilário.
Os carros que ficam abertos e com lixo, servem de possíveis criadouros para o mosquito da dengue. “Tem mais de oito meses, nós ligamos para a prefeitura e eles falaram que iriam vir e não vieram até hoje”, disse a moradora do bairro, Jailda da Silva.
Outro lado
Segundo a Secretaria de Defesa do Cidadão, quando a prefeitura recebe uma denúncia e os donos não são identificados ou não retiram o veículo, o carro é levado para um pátio da prefeitura.
“A prefeitura então a medida que recebe a reclamação, comparece até o local, constata a existência desse problema, vai tentar procurar durante cinco dias o proprietário e uma vez sendo localizado ele vai ser notificado para retirar o carro em um prazo de até cinco dias. Caso contrário, ele terá que pagar uma multa de R$ 155 a R$ 755”, afirmou Sérgio Werneck.
De acordo com a administração, desde o início do ano, 499 veículos deixados nas ruas foram recolhidos. O número é 95% maior que o de 2015, quando 255 carros foram recolhidos das ruas. A prefeitura aidna informou que vai vistoriar os bairros com registros de carros abandonados eles, para saber se é o caso de enviar para o pátio.