O governo do Estado de São Paulo passa a emitir, a partir desta terça-feira (20), o modelo reformulado da Carteira de Identidade (RG). Os parâmetros do documento atendem ao Decreto 9.278/2018, que padroniza as cédulas de identidade. O prazo para que os Estados atendam esta determinação é março de 2020.
Além de incluir dispositivos que aumentam a segurança contra falsificação, o modelo reformulado do RG trará a possibilidade da inclusão de nome social sem a necessidade de alteração no registro civil. O documento também apresentará uma dimensão mais reduzida. Este modelo, no entanto, conseguirá reunir mais informações pessoais.
Uma atribuição da Secretaria de Estado da Segurança Pública, a emissão reformulada deste documento será feita a partir desta terça-feira em todo o Estado por meio do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (DIPOL), da Polícia Civil.
A Carteira de Identidade poderá incluir mais registros, como título de eleitor, numeração da carteira de trabalho e previdência social, certificado militar, carteira nacional de habilitação, documento de identidade profissional, carteira nacional de saúde e NIS/PIS/PASEP. Também poderão constar indicativos a deficientes físicos e códigos referentes ao CID (Código Internacional de Doenças).