Assim como acontece com várias das modas que se espalham por redes sociais, ninguém sabe muito bem como essa última novidade começou. Fato é que ela está se popularizando e agora aparece com frequência nos perfis do Instagram de celebridades com muitos seguidores. A “brincadeira” envolve pedir para que as pessoas comentem “RIP” (“Descanse em Paz”) na foto mais recente de alguém para a pessoa fingir que morreu.
Foi o que fez Ahmed Simrin, um dos primeiros casos do tipo a ganhar atenção. O adolescente de 15 anos tem apenas duas fotos publicadas na rede social, mas uma delas conta com mais de 20 mil comentários, quase todos eles seguindo a mesma linha: “Você se foi muito jovem”, “Não acredito que você não está mais entre nós” ou simplesmente “RIP” seguido de um emoji de choro.
No entanto, é provável que tudo isso tenha data para acabar, pois o Instagram não parece ter gostado da “brincadeira”. Uma das fotos do adolescente foi deletada pela rede social por descumprimento dos termos de uso, citando que é proibido publicar conteúdo violento ou ameaças de violência. Como o perfil pode ser excluído caso quebre as regras mais de uma vez, muitos jovens podem ter que ponderar se a chance de sucesso vale o risco de perder o Instagram.