A cena vem se repetindo desde 2014. E neste ano, não foi diferente. Na decisão do Campeonato Paulista de Vôlei, o Taubaté é quem subiu no primeiro lugar do pódio. O pentacampeonato veio na noite desta segunda-feira, 15, em cima do Sesi-SP. Após perder no tempo normal por 3 a 1 (25/21, 25/23, 24/26 e (41/39), os taubateanos venceram o Golden Set por 25 a 20 e faturaram o quinto caneco
Os times agora focam na Superliga Masculina. A estreia do Sesi-SP está marcada para o próximo dia 26, contra o Vôlei Ribeirão, às 21h, em Ribeirão Preto, com transmissão ao vivo do SporTV. O Taubaté começa a caminhada no nacional em 1º de novembro, contra o Corinthians, às 20h, no ginásio do Abaeté.
O JOGO
O Sesi-SP começou melhor a partida e não demorou para abrir vantagem. Enquanto o Taubaté cometia erros, os donos da casa eram precisos nos ataques. Éder, no centro, e Alan, na ponta, eram os principais jogadores do time paulistano. A vantagem construída no início foi administrada até o fim. Com um ponto de ataque de Renato, o Sesi-SP venceu o primeiro set por 25 a 21, em 26 minutos.
O Taubaté voltou para o segundo set mais agressivo e assumiu a dianteira nos primeiros minutos. O Sesi-SP, com passar do tempo, foi encostando. Após quatro pontos seguidos, virou o jogo (9 a 8). A partida seguiu equilibrada, com os times próximos na pontuação. Em determinados momentos, o clima esquentou por causa de reclamações com a arbitragem. Castellani, por exemplo, foi advertido com o cartão vermelho e, em uma jogada só, o Sesi-SP fez dois pontos. Na reta final, o Taubaté acertou a defesa, foi eficiente no ataque e ficou a um pontos atrás. Mas os anfitriões seguraram a reação taubateana e venceram o segundo set por 25 a 23, em 31 minutos.
O terceiro período foi bastante equilibrado. Sesi e Taubaté ficaram trocando pontos durante todo o set. Os visitantes, na maior parte do tempo, administraram pequena vantagem no marcador. Até que, com um ace de Alan, o Sesi passou à frente (18 a 17). A partir daí, começaram as viradas no placar. O Taubaté passou à frente de novo, mas com Sesi na cola. Aos 28 minutos, após erro no ataque de Lucas Lóh, os visitantes venceram a parcial por 26 a 24.
O Taubaté começou o quarto set abrindo 3 a 0, graças a dois bloqueios de Robinho. Melhor em quadra, os visitantes ficaram à frente do placar na maior parte do tempo. Enquanto o Sesi cometia erros e tinha dificuldades para segurar o ímpeto do adversário, o Taubaté era comandado principalmente por Vissotto, Rapha e Douglas Souza. Em determinado momento do jogo, a vantagem taubateana chegou a seis pontos. Perto da casa dos 20 pontos, o time paulistano melhorou o rendimento e conseguiu encostar. E com um bloqueio de Éder, um dos destaques do Sesi na noite, empatou o jogo (22 a 22). A partir daí, os times não desgrudaram mais do placar. E o tempo foi passando… Só com 47 minutos de parcial, o set teve um vencedor. E foram os donos da casa, que venceram por 41 a 39. Vitória do Sesi por 3 a 1.
GOLDEN SET
O Taubaté começou com tudo no set decisivo. Eficiente nos fundamentos, abriu 6 a 0 no placar. O Sesi demorou para engrenar, mas diminuiu a diferença com o passar do tempo. Os taubateanos, porém, continuaram melhores em quadra e, sem dar chances aos anfitriões, venceram o set extra por 25 a 20, em 28 minutos, e garantiram o pentacampeonato paulista.
Foto: Danilo Sardinha/GloboEsporte.com