Bom jogo, mas sem gols
Flamengo e São Paulo ficaram no empate em 0 a 0 na noite deste sábado, no Maracanã, na abertura da 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Fla vai a 49 pontos, quatro a mais do que o Palmeiras, que enfrenta o Inter em Porto Alegre neste domingo. Já o São Paulo, que teve a estreia do técnico Fernando Diniz, vai a 36, na quinta colocação, mas pode perder seu lugar no G-6 no complemento da rodada. Foi o primeiro jogo do Flamengo como mandante sem vitória no Brasileirão (eram 10 vitórias em 10 partidas).
Central do apito
O VAR entrou em ação duas vezes no primeiro tempo: para checar se a bola entrou numa defesa de Tiago Volpi (em cabeçada de Willian Arão – não entrou) e anular um gol de Daniel Alves por impedimento.
Na opinião do comentarista Sálvio Spinola, a arbitragem acertou nas duas decisões.Como jogou o Flamengo
O técnico Jorge Jesus deixou três titulares no banco (Rafinha, Filipe Luís e Gerson), poupando-os para o jogo contra o Grêmio pelas semifinais da Libertadores, na própria quarta-feira. Isso acabou comprometendo a saída de bola, já que os substitutos (Rodinei, Renê e Piris da Motta) não têm a mesma qualidade dos titulares. As melhores chances criadas no primeiro tempo foram em contra-ataques. Na volta do intervalo, JJ colocou Rafinha e Gerson, e o time obviamente melhorou, passando a tomar conta do jogo. Everton Ribeiro, Rafinha e Gerson tiveram chances para marcar, mas pararam em Tiago Volpi. Gabigol, por sua vez, não teve nenhuma chance clara de gol. Pior: tomou o terceiro amarelo (por falta em Daniel Alves) e cumprirá suspensão automática contra a Chapecoense (e depois não jogará contra Atlético-MG e Athletico-PR por estar com a Seleção).
Como jogou o São Paulo
A primeira escalação de Fernando Diniz teve na figura do volante Luan a grande surpresa, num 4-1-4-1 em que Daniel Alves e Hernanes eram os homens centralizados e Antony (direita) e Tchê Tchê (esquerda) eram os de lado, com Pablo como um misto de pivô e falso 9, dependendo do lance. Quando teve a bola, o Tricolor mostrou qualidade do meio pra frente – o problema era a saída de bola, já que Arboleda, Bruno Alves e Luan demonstravam muita dificuldade técnica. A melhor chance do jogo acabou surgindo numa falha de Pablo Marí – Antony parou em Diego Alves. Juanfran, muito seguro na marcação a Bruno Henrique, e Hernanes, na função de “box to box” (de uma área à outra), foram os destaques.
Primeiro tempo
O Flamengo teve mais posse de bola (59% a 41%), mas o São Paulo não se limitou a ficar só na defesa. Fez um gol com Daniel Alves (bem anulado por impedimento) e teve chance claríssima com Tchê Tchê já nos acréscimos. O Flamengo sentiu a falta de Rafinha, Filipe Luis e Gerson (todos poupados para a Libertadores), principalmente na saída de bola. As melhores chances foram em contra-ataque, na velocidade de Gabigol e Bruno Henrique. Das 10 finalizações do Flamengo (contra quatro do São Paulo), três foram perigosas, e a mais importante foi uma cabeçada de Willian Arão, que Tiago Volpi pegou em cima da linha (o lance chegou a ser analisado pelo VAR, mas a bola não entrou). Vale lembrar que a última vez em que o Flamengo terminou um primeiro tempo sem fazer gol foi na derrota para o Bahia (0 a 3). Na série de oito vitórias consecutivas, o time de Jorge Jesus sempre fez valer a superioridade já na etapa inicial.
Segundo tempo
Jorge Jesus decidiu colocar Rafinha e Gerson na volta do intervalo, e o Flamengo passou a dominar completamente o jogo. Foi quando começou a brilhar a estrela de Tiago Volpi, com pelo menos três defesas difíceis. O São Paulo só teve uma grande chance aos 21, numa falha incrível de Pablo Marí na frente de Antony – Diego Alves salvou o Flamengo. No geral, porém, só deu Flamengo, com muito mais volume de jogo, povoando o campo de defesa do São Paulo, que teve vários jogadores demonstrando sinal de fadiga, mas conseguiu segurar o empate em 0 a 0.
Agenda
Pelo Brasileirão, o São Paulo volta a jogar no sábado, contra o Fortaleza, no Pacaembu (o Morumbi será palco de show da banda Iron Maiden). Já o Flamengo joga no domingo, contra a Chapecoense, em Chapecó. Antes, na quarta-feira, o Fla faz o primeiro jogo da semifinal da Libertadores contra o Grêmio, em Porto Alegre.
(Foto: Jorge R Jorge/BP Filmes)