Um mulher de 54 anos, moradora da Vila São José, é a primeira paciente diagnosticada com sarampo em mais de 20 anos em Taubaté. A informação foi divulgada na tarde desta terça-feira (16) pela prefeitura.
Com essa confirmação, sobe para ao menos seis o número de pacientes que contraíram a doença em 2019 na região. São três casos em Pinda, um em São José e um em Caçapava.
Segundo a Secretaria de Saúde de Taubaté, a paciente teve a notificação para a doença em maio, por causa dos sintomas, e o resultado do exame que confirmou o diagnóstico foi entregue neste mês pelo Instituto Adolfo Lutz. A paciente tem quadro clínico estável e é monitorada.
Como bloqueio, pessoas que tiveram contato com a paciente, entre os quais esposo, filho e neto, foram vacinados. Moradores da rua onde ela mora também. Ao todo, mais de 100 pessoas foram imunizadas contra o sarampo.
Além do caso confirmado, Taubaté diz que analisa outros seis pacientes que apresentaram sintomas que podem ser de sarampo na cidade. Veja o perfil e os bairros dos moradores monitorados:
- Bebê do sexo masculino de seis meses, morador do São Gonçalo
- Homem 28 anos, morador da Vila Marli
- Menina de 3 anos, moradora das Chácaras Reunidas
- Homem de 48 anos, morador do Jardim Continental
- Homem de 18 anos, morador do Piracangaguá
- Mulher de 24 anos, moradora do jardim Califórnia