A partir das próximas semanas o motorista de Taubaté precisar ficar atento. Uma nova ferramenta vai fiscalizar infratores das leis de trânsito, os que estacionarem em locais proibidos ou pararem sob faixas de pedestres podem ser autuados pela moto espiã. Com câmeras acopladas e equipamentos e equipamentos interligados a central de monitoramento do COI (Centro de Operações Integradas), os agentes vão percorrer as principais rua e avenidas da cidade.
“Não será preciso o agente parar o veículo fiscalizador para fazer a autuação. O infrator será fotografado e logo a notificação será eletrônica. É uma ferramenta regulamentada pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), que deve entrar em operação já nas próximas semanas como forma de teste e que terá um período para adaptação dos condutores”, disse o Secretário de Mobilidade Urbana Luiz Guilherme Peres.
O veículo “espião”, faz parte do contrato do COI, um investimento de cerca de R$9 milhões de reais que também contempla as câmeras de segurança, painéis eletrônicos de orientação, lombadas eletrônicas e os radares fixos e móveis.