Moradores e ambientalistas de São José dos Campos fizeram um novo protesto na manhã deste domingo (18) contra o corte de mais de 400 árvores localizadas em uma área verde particular conhecida como Bosque da Tívoli, na Vila Betânia.
Segundo a organização, a manifestação reuniu cerca de 150 moradores, além de ambientalistas da cidade que são contra a retirada das árvores, dentre elas, algumas que são espécies nativas.
Os manifestantes se reuniram em frente a área verde e de lá seguiram para o Parque Vicentina Aranha, onde colheram assinaturas para o abaixo-assinado pedindo que a prefeitura transforme a área em um bosque. A sugestão ainda não foi enviada para o governo.
O corte das árvores para a construção de um estacionamento gerou polêmica na cidade e está suspenso após decisão da Justiça. A remoção das árvores já havia sido autorizada pelo órgão ambiental responsável, a Cetesb.
O objetivo da manifestação é sensibilizar a população e pedir para que a construtora Marcondes César, dona do terreno, abra um canal de diálogo com os moradores.
O local forma um bosque, atrás do Hospital Santos Dumont, e tem cerca de 8,4 mil metros quadrados. A área particular pertence a construtora Marcondes César, que pretende montar um estacionamento de veículos no local.
Foto: Arquivo Pessoal/Celso Antônio Pedro