Moradores de São José dos Campos fazem fila na manhã desta segunda-feira (1°) para receber a tradicional macarronada da Festa do Trabalhador no bairro Novo Horizonte. O almoço começa a ser servido ao meio-dia na escola estadual Dorival Monteiro de Oliveira.
A primeira da fila é a empregada doméstica Maria das Graças, de 62 anos. Segundo ela, esse é o 17° ano em que é a primeira da fila da macarronada. “Faz uns três dias que estou por aqui. Um traz café, o outro traz um salgadinho, um outro já me deu feijoada, já comi macarrão lá dentro. Experimentei a macarronada ontem [domingo], está uma delícia”, afirmou.
No início da manhã, além de Maria das Graças, outras pessoas já estavam na fila, que deve aumentar bastante até o início da distribuição da macarronada. Todos os anos, o evento costuma atrair cerca de 10 mil pessoas no Dia do Trabalhador.
A macarronada é preparada com uma tonelada de macarrão, 500 quilos de carne moída, 400 quilos de extrato de tomate, 20 quilos de açúcar, 20 quilos de sal, 18 quilos de tempero e 188 litros de óleo. Os produtos foram doados por empresas do comércio alimentício do município.
Para dar conta do trabalho, a macarronada começou a ser preparada no fim da tarde deste domingo (30) e prossegue até o encerramento do almoço comunitário. A escola fica na rua dos Pedreiros, 367.
Atrações
Abrindo a festividade, às 9h, haverá a celebração da missa solene, na Rua dos Vidraceiros. Das 10h às 15h, será realizada a recreação infantil, na Rua dos Lavradores, com brinquedos infláveis e distribuição de pipoca e algodão-doce para as crianças.
Estarão presentes profissionais de educação física, que serão os guias em brincadeiras e ações alusivas ao esporte, como damas, xadrez, dominó gigante, brinquedos educativos e desenho, pintura de rosto, perna de pau, chinelão e modalidades com bola.