Segundo um biólogo, a proliferação desse caramujo é comum e os moradores devem adotar medidas para evitar o aparecimento dos animais.
Moradores de Guaratinguetá (SP) e de São José dos Campos (SP) reclamam de infestação de caramujos africanos em alguns bairros. Na última segunda-feira (19), uma moradora do bairro Jardim Santa Luzia, em Guará, tirou uma foto da calçada da casa dela em que aparecem dezenas desses animais. (veja foto acima)
Viviane Ferreira, que fez o registro, disse que a infestação está acontecendo desde o começo do ano. “São muitos caramujos, ficamos preocupados porque eles transmitem várias doenças”, disse.
Outro bairro na cidade que enfrenta o problema é o Clube dos 500. A Sandra Monteiro é moradora e contou que muitos terrenos estão sujos, o que favorece o aparecimento desses animais. Ela reclama que a prefeitura não faz a limpeza dois terrenos. “Estamos há quase um ano pedindo e até agora ninguém teve resposta”, afirmou.
O biólogo Taciano Gonçalves explicou que a proliferação do caramujo africano é comum porque ele se reproduz com muita facilidade e que é preciso tomar medidas de prevenção. “Lavar o quintal com frequência, evitar restos de construção, lixo, folhas e tudo o que pode servir de abrigo ou alimento para eles”
Foto: Sandra Monteiro/Vanguarda Repórter