– Cerca de três mil refugiados sírios chegaram nesta quinta-feira na fronteira com aTurquia fugindo dos combates entre o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) e os milicianos curdos da Síria, que se intensificaram nos últimos dias.
Os meios de comunicação turcos informam que o número de refugiados segue crescendo, a maioria deles mulheres e crianças procedentes das zonas curdas da Síria.
O Exército turco desdobrou blindados na fronteira, mas não deixou os sírios atravessar.
Ocorreram inclusive breves choques entre soldados e cidadãos turcos que tratavam de ajudar aos sírios a atravessar a fronteira, informa o jornal “Milliyet”.
Os soldados chegaram a usar gás lacrimogêneo e alguns manifestantes atiraram pedras nos uniformizados.
O jornal indica que as autoridades turcas pedem aos refugiados que se dirijam a Kobani, uma das localidades curdas mais importantes da Síria, e prometeram enviar ajuda humanitária.
As forças de EI tomaram nas últimas 24 horas o controle de 16 povos de maioria curda na periferia leste e oeste de Kobani.
Se os jihadistas tomarem esta cidade, terão o controle de uma longa faixa de território justo na fronteira entre Síria e Turquia.
Grupos de direitos humanos advertiram sobre um possível massacre de curdos sírios se os jihadistas seguirem ganhando terreno nessa zona da Síria.