Uma combinação de fatores meteorológicos que deve provocar chuvas fortes e queda brusca nas temperaturas a partir desta quinta-feira (3) coloca a região do Vale do Paraíba em alerta para o risco de ocorrências nos próximos dias.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) afirma que o volume de chuva pode chegar até 300 milímetros – índice considerado alto – entre quinta-feira (3) e domingo (6). Confira a previsão de chuva em cada região no período:
- Vale do Paraíba: de 20 a 80 milímetros
- Serra da Mantiqueira: de 30 a 100 milímetros
- Litoral Norte: de 80 a 300 milímetros
“Esses acumulados devem levar a emissão de alertas do Cemaden para enxurrada, inundação e deslizamento de terra. Vai depender da combinação do volume de chuva e das características das áreas de risco em cada município”, explica Giovanni Dolif, coordenador de operações substituto do Cemaden.
Por conta dessa previsão, a Defesa Civil de São Paulo decidiu prorrogar até o dia 15 de abril uma operação de contingência que está em andamento contra chuvas fortes. Com isso, o órgão intensifica o monitoramento da situação e mobilização caso algum problema seja relatado.
“As Defesa Civis municipais manterão as vistorias de campo e com as ações dos planos de contingência em vigor, como por exemplo, a da montagem de abrigos emergenciais em caso de famílias desabrigadas ou desalojadas”, afirma o órgão estadual.