O cartunista Mauricio de Sousa doou um de seus carros para o acervo do Museu do Automóvel Roberto Lee em Caçapava, no interior de São Paulo. O veículo é um Toyota Paseo 1993 vermelho, em perfeito estado de conservação.
Segundo o criador da ‘Turma da Mônica’, a doação é uma forma de demonstrar sua simpatia pela cidade, local onde tem uma chácara e costuma passar momentos de descanso e lazer.
O carro era da esposa de Sousa e deixou de ser usado há alguns anos. “Comprei esse carro há 24 anos [zero km] para minha esposa e ela só utilizava para ir até o escritório. Ela nunca bateu o carro, nem nada do tipo, mas gostava muito dele. Ela parou de dirigir há alguns anos e o carro ficou parado, mas está perfeito, da lataria até a parte mecânica”, disse o cartunista.
Com o carro parado, Maurício resolveu fazer a doação para o museu da cidade. “Eu vi umas imagens do museu e descobri que a prefeitura iria abrí-lo para visitação de novo, então conversei com o prefeito e perguntei se ele aceitaria a doação do meu carro. Eu tenho um carinho muito grande por Caçapava”, afirmou.
De acordo com o Secretário de Turismo de Caçapava, Fabrício Correia, este será o primeiro veículo de uma personalidade a fazer parte do acervo do museu, que tem mais de 50 anos é tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat).
“Nosso museu conta com o acervo mais importante da América Latina, com carros de diversas épocas e quase centenários, mas este será o primeiro veículo de algum famoso a fazer parte do nosso acervo. Maurício de Sousa é um amigo da cidade e a doação é um ato muito bacana”, disse o secretário.