Mais 16 pacientes com Covid-19 foram transferidos, nesta terça-feira (26), para Maceió (AL). Até o momento, um total de 302 pacientes foram enviados para tratamento em outros estados, informou o governo.
O sistema de saúde do Amazonas entrou em colapso por conta de um novo surto de Covid. Hospitais estão lotados e sofreram, na semana passada, com falta de oxigênio para os pacientes. Até esta terça (26), mais de 7,2 mil pessoas morreram com a doença no estado.
Nesta terça, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que o governo deve remover 1,5 mil pacientes do Amazonas para outros estados, seis vezes mais do que o objetivo inicial. Alvo de inquérito, Pazuello está atuando em Manaus por tempo indeterminado.
Os pacientes transferidos nesta terça estavam internados em sete unidades de saúde da capital e, agora, serão acolhidos em leitos disponibilizados no Hospital Universitário de Maceió, onde darão prosseguimento ao tratamento.
Os amazonenses foram embarcados, acompanhados por uma equipe médica, em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), que decolou do Aeroporto Ponta Pelada, na Base Aérea, bairro Crespo, zona sul de Manaus, por volta das 15h.
Os pacientes estavam internados nas unidades de saúde Hospital João Lúcio, Hospital Platão Araújo, SPA Joventina Dias, SPA São Raimundo, SPA Coroado, SPA Alvorada e SPA Redenção.
Nesta terça, o governo também corrigiu o número de pacientes transferidos para Recife. Foram 27 pessoas, no sábado (23) e nesta segunda (25), e não 31, como dito anteriormente. O governo acrescentou, ainda, que 13 pacientes de Parintins foram levados a Natal na segunda-feira.
Até então, as cidades que receberam pacientes do Amazonas, desde o dia 15 deste mês, foram: Teresina/PI (23), São Luís/MA (39), Brasília/DF (15), João Pessoa/PB (15), Natal/RN (41), Goiânia/GO (32), Belém/PA (23), Maceió/AL (30), Vitória/ES (36), Recife/PE (27), Rio Branco/AC (3) e Uberaba/MG (18).
Foto: Divulgação/Secom