O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) na noite desta quinta-feira (26),em Brasília. O encontro ocorreu após a bancada do PT anunciar apoio à reeleição do de Pacheco na disputa pela presidência do Senado.
O ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), também participaram da reunião. A pauta do encontro não foi informada.
A eleição para a presidência da Casa está marcada para 1º de fevereiro e, além de Rodrigo Pacheco, devem disputar os senadores Rogério Marinho (PL-RN) e Eduardo Girão (Podemos-CE).
O anúncio do PT foi feito depois de uma reunião dos senadores petistas na manhã desta quinta.
Segundo o senador Fabiano Contarato (PT-ES), líder da legenda, um dos motivos que levaram o PT a apoiar Pacheco foi a postura dele em defesa da democracia durante os atos terroristas de 8 de janeiro e dos atos antidemocráticos de 7 de setembro do ano passado.
“O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, demonstrou um comportamento em defesa da democracia irrefutável. Eu acho que o melhor terreno para plantar e colher direitos é a democracia. Então, em momentos decisivos, ele, como presidente do Senado, teve uma atuação firme”, afirmou Contarato.