A crise econômica mudou a expectativa de vendas no comércio amapaense no Natal de 2015. Empresários e lojistas registraram baixo movimento nas lojas de Macapá neste domingo (20) que antecede a data comemorativa. Mesmo na época natalina, quando a procura costuma ser grande, especialmente nos fins de semana, as vendas continuam baixas, segundo os
Em muitas lojas do Centro comercial, o cenário é de vendedores com os braços cruzados e ninguém comprando. Nem os desconto expostos nas vitrines são o suficiente para reverter a situação.
Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Macapá, os empresários perceberam que as vendas não vão conseguir gerar os lucros mensais projetados para a época, em 2015.
É o caso do lojista Azevedo Silva, de 60 anos, que tem um empreendimento há 23 anos no Centro de Macapá. Ele compara a movimentação na loja com o mesmo período de 2014 e constata que houve diminuição nas vendas em cerca de 60%. Por isso, ele diz que não estendeu o horário de funcionamento do local.
“É desnecessário manter os funcionários até as 17h, horário que normalmente funcionamos no período de Natal. As vendas não estão cobrindo os custos de se manter um empreendimento. Este é um natal sem previsão de bons lucros, infelizmente”, desabafou o empresário.
A vendedora Jozileuda Maciel, de 56 anos montou seu ponto de vendas de roupas às 8h e até as 10h30 não havia vendido nenhum produto. Para ela, são muitas as dificuldades.
“A gente fica buscando saídas para uma superar essa crise, mas está difícil. A movimentação no ano passado foi muito melhor”, diz.
Uma das poucas compradoras que andavam pelo Centro, a professora Ailma Silva, de 44 anos, aproveitou o domingo de folga para fazer compras, mas ressalta que teve que economizar na quantidade de produtos. “Resolvi comprar apenas o básico, reduzindo os custos porque a crise está complicada”, enfatizou.
Nos shoppings centers da capital o cenário foi semelhante. Com corredores praticamente vazios, muitos lojistas reclamaram das baixas vendas. “Não tem como negar que esse ano ficará mais difícil para nós empresários, porque temos custos e as vendas não estão animadoras. Será um Natal triste”, lamentou a empresária Maria de Jesus Almeida.
Funcionamento
De acordo com a Federação do Comércio do Estado do Amapá (Fecomércio), as lojas já começam a estender os horários de atendimento ao público no período que antecede as festas natalinas.
Na terça-feira (22) e na quarta-feira (23), os supermercados ficarão abertos das 7h até meia-noite. Nos dias 24 e 31 de dezembro, o horário de funcionamento será das 7h às 20h.
Desde o dia 14 de dezembro até quinta-feira (23) e no período de 26 a 30 de dezembro, os shoppings centers de Macapá funcionarão das 10h às 23h. Já nos dias 24 e 31 de dezembro, as lojas funcionam das 9h às 20h. Nos dias 25 de dezembro de 2015 e 1º de janeiro de 2016, somente a praça de alimentação e o cinema funcionarão nos shoppings.