Um lobo marinho chegou na praia de Maresias, em São Sebastião (SP), na manhã desta segunda feira (13). O animal, segundo os biólogos, apesar de cansado e magro, está saudável e sem ferimentos.
Os bombeiros do salvamento marítimo avistaram o animal, uma fêmea adulta, perto da costa e acionaram o Instituto Argonauta, que atua no resgate de animais marinhos. Como ela não está doente, vai ser monitorada na praia.
“Ela está muito magra, então demos vitaminas. Vamos deixá-la descansar. Essa espécie é subantártica, então recomenda-se que não tenham contato com centros de reabilitação para evitar contágio com alguma doença que possa ser levada para colônia”, explicou a bióloga do Instituto Argonauta, Carla Beatriz Barbosa.
O sangue do lobo marinho vai ser coletado durante essa observação antes do animal voltar ao habitat natural. A fêmea está em uma área cercada na areia da praia.
Visita
A bióloga explicou que ‘visitas’ como essa são comuns. “Em alguns anos [esses aparecimentos] são mais frequentes e ocorrem principalmente no sul do pais. No litoral norte, todo ano, pelo menos uma vez nós recebemos uma espécie aqui”, disse. A colônia mais próxima do Brasil fica no Uruguai.
“É provável que ela tenha se deslocado por meio das correntes marítimas. Com o aproximação da primavera e verão, eles voltem para se reproduzirem nessas colônias”, explicou o oceanógrafo Hugo Gallo.
A fêmea do lobo marinho chega a 1,4 metro de comprimento e pesa até 50 quilos.
(Foto: Divulgação / Instituto Argonauta)