Começou na manhã desta quinta-feira a etapa de Hossegor, a 9ª do Circuito Mundial de Surfe. Líder da temporada, Gabriel Medina venceu com tranquilidade, enquanto Filipe Toledo, número 2 do mundo, conquistou a vitória mesmo abandonando a bateria a 8 minutos do fim, porque ainda se recupera de uma lesão nas costas. Ítalo Ferreira, número 5 do ranking, e o novato Peterson Crisanto garantiram mais dois triunfos para o Brasil e também avançaram direto para a 3ª fase.
Michael Rodrigues, Yago Dora, Willian Cardoso e Jessé Mendes ficaram em 2º em seus confrontos e também se classificaram para a 3ª fase. Já Caio Ibelli, Jadson André, Deivid Silva, Tatiana Weston-Webb e Silvana Lima terminaram em 3º e agora vão ter que passar pelas repescagens.
+ Histórico na reta final põe Medina perto do tri e Filipe em alerta
+ Confira o ranking mundial após 8 etapas
Medina venceu com sobras a sexta bateria desta quinta. O bicampeão mundial somou 14,40 (7,00 e 7,40), contra 11,87 de Michael Rodrigues, que se qualificou em segundo. O francês Marco Mignot fechou na terceira colocação (11,04).
Já na bateria anterior, Filipe Toledo deu um susto, mas também venceu seu confronto, mesmo abandonando cerca de oito minutos antes de acabar. O brasileiro voltou a sentir uma lesão nas costas, mas conseguiu 12,63 e deixou para trás a dupla local Joan Duru (10,60) e Marc Lacomare (9,74).