Grupo que assumiu o controle da Fórmula 1 no ano passado, o Liberty Media divulgou nesta sexta-feira no Barein o tão esperado pacotão de propostas para a categoria a partir da temporada de 2021, quando entrará em vigor o novo acordo comercial e técnico entre a Formula One Management (FOM), a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e as equipes.Segundo o comunicado da categoria, a intenção é reduzir os custos para as equipes, sem que se percam as características de diferenciação técnica na construção dos carros. A intenção do Liberty Media é também permitir que os pilotos tenham mais influência nos resultados das provas e que todas as equipes tenham possibilidades de brigar por bons resultados.- A Fórmula 1 é um esporte com uma rica história. Queremos preservar, proteger e melhorar essa história, liberando o potencial da F1, colocando nossos fãs no centro de um esporte mais competitivo e emocionante. Somos movidos por um desejo: criar a marca esportiva líder mundial. Fascinados, comercialmente bem-sucedidos, lucrativos para nossas equipes e com a inovação tecnológica em seu coração – disse o CEO do Liberty Media, Chase Carey.
Veja o pacote de ideias para a F1 a partir de 2021
Unidades de potência (PU)
– A PU deve ser mais barata, mais simples, ter um som mais alto, ter mais potência e reduzir a necessidade de punições de grid.
– Deve permanecer relevante em termos de (carros de) rua, híbrida e permitir que os fabricantes construam uma PU única e original.
Novas regras de PU devem ser atrativas para novos entrantes e as equipes de Clientes devem ter acesso a desempenho equivalente.
Custos
– Acreditamos que a maneira como você gasta o dinheiro deve ser mais decisiva e importante do que quanto dinheiro você gasta.
– Embora existam alguns elementos padronizados, a diferenciação de carros deve permanecer um valor central.
– Implementação de um teto de custo que mantenha a posição da Fórmula 1 como o auge do automobilismo com uma tecnologia de última geração.
Receitas
– Os novos critérios de distribuição de receita devem ser mais equilibrados, com base na meritocracia do desempenho atual e recompensar o sucesso das equipes e do Detentor dos Direitos Comerciais.
– A franquia e o valor histórico únicos da F1 devem e ainda serão reconhecidos.
– Suporte de receita para carros e fornecedores de motores.
Regras e regulamentações esportivas e técnicas
– Precisamos tornar os carros mais viáveis para competir e aumentar as oportunidades de ultrapassagem.
– A tecnologia de engenharia deve permanecer um princípio fundamental, mas a habilidade do piloto deve ser o fator predominante no desempenho do carro.
– Os carros devem e permanecerão diferentes uns dos outros e manterão os diferenciais de desempenho como aerodinâmica, suspensões e desempenho de PU (motor). No entanto, acreditamos que áreas não relevantes para os fãs precisam ser padronizadas.