Funcionários da LG e da Usiminas, nas unidades de Taubaté (SP), terão férias coletivas como medida de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19), de acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos. O recesso na LG tem início na próxima segunda-feira (30). Já na Usiminas, começou na quarta-feira (25).
Os funcionários da LG serão divididos em dois grupos. O primeiro será liberado a partir de segunda-feira (30) para um período de 15 dias, com retorno previsto para 14 de abril. O segundo grupo sai na terça (31), com dez dias de coletivas e volta marcada para 13 de abril.
Segundo o sindicato, os funcionários que estão no grupo de risco já foram dispensados no início desta semana por meio do uso de banco de horas. A partir do próximo dia 31, eles também entram em férias coletivas, com retornos previstos para 13 e 14 de abril. Os estudantes do programa Jovem Aprendiz e os estagiários entraram de férias por 30 dias no último dia 23.
Na Usiminas, 70% dos trabalhadores entraram em férias coletivas na última quarta-feira (25), por 20 dias. O retorno está marcado para 14 de abril. A fábrica tem 270 trabalhadores em Taubaté.Na região, outras fábricas que também suspenderam a produção diante da pandemia de coronavírus são: Embraer, Volkswagen, GM, Ford, Chery, Gerdau e Tenaris Confab.
(FOTO: ROGÉRIO MARQUES/OVALE)