O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, partiu nesta sexta-feira (26) em seu trem blindado a partir de Vladivostok, no Extremo Oriente Russo, até Pyongyang, após a primeira cúpula realizada no dia anterior com o presidente da Rússia, Vladimir Putin.
O trem deixou a estação ferroviária de Vladivostok às 15h30 (horário local, 2h30 de Brasília) após uma cerimônia de despedida na qual participaram o ministro de Desenvolvimento do Distante Oriente russo, Alexander Kozlov, o governador de Krai do Litoral, Oleg Kozhemyako, e o embaixador da Rússia na Coreia do Norte, Aleksandr Matsegora.
Kim entrou no trem depois de ouvir os hinos russos e norte-coreanos interpretados pela orquestra da guarda de honra.
O líder norte-coreano deixou Vladivostok, depois de ter encontrado na quinta (25) com Putin, onde manifestaram sua disposição de unir forças para avançar na desnuclearização da península coreana e na normalização das relações entre Pyongyang e Seul.
O governador de Krai do Litoral disse aos veículos de imprensa que o marechal “gostou muito a região” e “prometeu voltar”.
Antes de deixar Vladivostok, Kim Jong-un depositou uma coroa de flores no Memorial da Glória militar da Frota do Pacífico.
Kozhemyako também revelou que ele e Kim Jong-un estiveram em um restaurante onde seu pai, Kim Jong-il, tomou café da manhã em 2002 quando conheceu Putin.
O governador também ressaltou que perto da estação ferroviária há um restaurante norte-coreano fundado pelo avô de Kim, Kim Il-sung.
Foto: Shamil Zhumatov / Reuters