O modelo Celso Santebañes voltou a apresentar piora no estado de saúde nesta quinta-feira (19). Ele está internado há 34 dias no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), sendo que desde o dia 4 de fevereiro na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
No boletim médico divulgado nesta manhã consta que houve piora clínica nas últimas 24 horas em decorrência de insuficiência respiratória e que no momento o paciente está sedado, em coma induzido, respirando com auxílio de ventilador mecânico. No último dia 11 de fevereiro o jovem de 20 anos tinha apresentado melhora e respirava sem ajuda de aparelhos, mesmo que o estado ainda permanecesse grave.
O paciente, que é considerado o “Ken humano” no Brasil, faz tratamento contra leucemia linfóide aguda. Santebañes descobriu o câncer quando foi tratar infecções causadas por aplicações de hidrogel em procedimento feito há quase quatro anos. Ele foi hospitalizado inicialmente em Araxá e transferido para Patos de Minas, onde foi confirmada a leucemia. Da cidade da região Alto Paranaíba, ele seguiu paraUberlândia para dar início ao tratamento.
O jovem ficou conhecido depois de fazer várias cirurgias para se assemelhar ao boneco Ken. Entre os projetos do modelo, estava o lançamento de um boneco dele, o Celso Dolls, que teve que ser adiado devido aos problemas de saúde.