West recebeu a estatueta das mãos de Taylor Swift e começou por fazer mea culpa em relação ao incidente ocorrido em 2009 quando interrompeu o discurso da cantora. No discurso, criticou a natureza dos prémios.
«Sabem quantas vezes é que a MTV anunciou que a Taylor iria entregar-me o prémio? Vai dar-lhe mais audiência», realçou o rapper.
«Ainda não percebo as cerimónias de prémios. Não percebo como escolhem cinco pessoas que trabalharam toda a vida, venderam discos, venderam bilhetes, para pisarem uma passadeira e serem julgadas pela primeira vez e terem a oportunidade de ser consideradas perdedoras», acrescentou.
«Estou disposto a morrer pela arte, por aquilo em que acredito. A arte não vai ser sempre simpática», declarando ainda, justificando a primeira invasão de palco com Taylor Swift pela primeira vez, por considerar que «FutureSex/LoveSounds» de Justin Timberlake seria um vencedor mais justo do prémio de Álbum do Ano.
«Devem estar a pensar ‘Será que ele fumou alguma coisa antes de vir para aqui?» A resposta é sim, enrolei uma cena para me acalmar», rematou. A confissão recebeu aplauso efusivo.