A Justiça liberou a realização de provas com animais na Jacareí Expo Agro. A decisão foi expedida no fim da tarde desta quinta-feira (18) após a organização apresentar recurso contra a liminar que proibia a prática. O caso teve início após uma ação da Associação Passofundense de Proteção aos Animais (Compata).
A decisão, assinada pela juíza Rosângela de Cássia Pires Monteiro, levou em consideração que as informações ausentes na manifestação das partes – prefeitura e organização do evento – foram esclarecidas.
Faltavam esclarecimentos a respeito do alvará e também sobre a liberação de realização do evento no perímetro urbano da cidade.
Com a prestação de esclarecimentos pela organização do evento e pela prefeitura, a realização de provas envolvendo animais foi liberada na Expo Agro.
A ação da entidade listava risco de maus tratos aos animais. A juíza citou que a realização das provas é permitida “desde que observada a utilização de sedem revestido de lã e de instrumentos de montaria que não provoquem sofrimento animal”.
O que diz a organização
A empresa responsável pela Jacareí Expo Agro informou que o evento é realizado em área rural e tem todos os alvarás, autorizações e cumprimento de normas e exigências contidas na lei.A segunda e última semana da festa é retomada nesta quinta e segue até domingo (21).