Cerca de 2,5 mil presos da penitenciária Doutor Edgard Magalhães Noronha (Pemano), em Tremembé (SP), deixaram a unidade na manhã desta quarta-feira (23) para a saída temporária de Natal e Ano Novo. A unidade é a que abriga o maior número de presos do regime semiaberto na região.
O benefício é concedido pela Justiça a presos que apresentam bom comportamento. Entre as regras, o beneficiado deve informar à Justiça o endereço da família com quem ficará hospedado, onde irá se recolher todas as noites.
Os detentos do Pemano começaram a sair às 7h e devem retornar até às 16h no dia 4 de janeiro. Quem não voltar será considerado foragido e perde o direito à saída temporária.
Complexo prisional
Outros 203 presos vão deixar a penitenciária Doutor Tarcizo Leonce Pinheiro Cintra, a P1 de Tremembé, na quinta-feira (24). Na penitenciária Doutor José Augusto César Salgado, a P2 de Tremembé, outros 138 detentos saem no mesmo dia.
Nas penitenciárias 1 e 2 femininas, 136 presas deixas as unidades no dia 24. Elas devem retornar até o dia 5 de janeiro. Suzane von Richtofen, cuja primeira saída temporária era esperada para este feriado, teve o benefício negado.
Benefício
Além do Natal e Ano Novo, os detentos têm direto a saídas no Ano- Novo, Dia das Crianças, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal e Ano Novo. Se não retornarem até o horário determinado, serão considerados foragidos e perdem o direito ao benefício do regime semiaberto.