Justiça condenou um jornalista a pagar indenização de R$ 9,3 mil por danos morais após a publicação de vídeos na web com ofensas contra o prefeito de Guaratinguetá, Marcos Soliva (PSB). Além do pagamento de indenização, ele terá que apagar o conteúdo sob pena, em caso de descumprimento, de multa diária de R$ 500. O jornalista informou que vai recorrer.
A decisão, em 1ª instância, foi publicada no último dia 14. A ação foi gerada a partir de uma postagem feita em setembro de 2017 por Flávio Thebas em uma rede social. No vídeo, o jornalista responsabilizava o prefeito pela morte de uma jovem por falta de insulina na rede pública de saúde. Na gravação, ele usou os termos “boca de suvaco” e “Marcos Saliva” para se referir ao político.
O vídeo foi postado na página da rádio mantida pelo jornalista em uma rede social e teve mil compartilhamentos, mais de 40 mil visualizações e cerca de 600 comentários.
Para a Justiça, a postagem causou danos morais ao político. Thebas não apresentou defesa no dia da audiência, mas informou que vai recorrer da decisão