Os rumores sobre o iPhone 16 Pro indicam que o novo modelo da Apple pode ser o celular com as bordas mais finas do mercado. Apesar de manter um design semelhante ao iPhone 15 Pro, as versões 16 Pro e o 16 Pro Max devem ter algumas mudanças, incluindo o aumento do tamanho das telas e uma redução significativa na borda preta ao redor do display.
De acordo com o leaker IceUniverse, o dispositivo pode ter as bordas mais finas entre os smartphones disponíveis atualmente. Essa informação refere-se à borda que circunda a tela, enquanto o recorte da tela, conhecido como Dynamic Island, permanecerá inalterado este ano.
Contudo, esses não são os únicos rumores envolvendo a nova versão do dispositivo. Isso porque há rumores de que o Face ID será integrado sob o display, reduzindo o recorte a um orifício circular no iPhone 17, previsto para 2025.
Apple vem aplicando tendência desde os últimos iPhone
A redução nas bordas é uma continuação da tendência vista na transição do iPhone 14 para o iPhone 15, onde as bordas encolheram de aproximadamente 3,5mm para menos de 2mm. A expectativa é que a borda de 2mm fique ainda menor no iPhone 16 Pro, previsto para ser lançado no outono deste ano.
A Apple está supostamente utilizando a tecnologia BRS (Border Reduction Structure) para os displays do iPhone 16 Pro. Essa tecnologia envolve dobrar a fiação e os circuitos próximos à borda do painel para alcançar essa redução, o que teria causado alguns desafios de fabricação durante a produção em massa.
Além de melhorar a aparência, a redução da borda compensará parte do aumento no tamanho geral do dispositivo, devido ao aumento físico das telas. O iPhone 16 Pro deve contar com uma tela de 6,3 polegadas, em comparação com as 6,1 polegadas do modelo anterior.
Já o iPhone 16 Pro Max terá uma tela de 6,9 polegadas, contra as 6,7 polegadas do modelo atual. Apesar de os dispositivos ficarem um pouco maiores na mão, a redução das bordas minimizará esse efeito.