A unidade do Instituto Adolfo Lutz de Taubaté vai passar a processar testes de coronavírus (Covid-19) a partir desta quarta-feira (15). A medida, anunciada nesta terça-feira (14) pelo governo de SP, tem como objetivo agilizar a identificação e o tratamento dos infectados.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, o processo será coordenado pelo Instituto Butantan para atender a demanda de exames na região.
O Instituto Butantan informou que a unidade do Adolfo Lutz de Taubaté vai receber uma parte dos 725 mil kits de testes importados da Coreia do Sul para detectar a Covid-19. Os insumos são essenciais para desafogar a fila de testes na rede de laboratórios do estado, que chega a aproximadamente 15 mil.
Só no começo do mês a demanda da região era de 1,3 mil testes – O Vale do Paraíba e região bragantina tinham juntos 100 casos neste período. Até a tarde desta terça (14), a região contabilizava 219 casos, sendo 20 mortes.
Ainda não há a definição da quantidade de testes que será destinada à região porque ela vai depender da capacidade de processamento da unidade. Outros cinco laboratórios regionais do Adolfo Lutz pelo Estado também vão passar a fazer testes.