Os estudantes que pretendem fazer o exame, em novembro, devem se apressar. As inscrições terminam depois de amanhã. Confira as possibilidades que a prova abre para quem cursa ou já cursou o Ensino Médio
Como se não bastasse a rotina do curso de Arquitetura na Universidade Federal da Bahia (Ufba), a estudante Maria Clara Cardoso, 26 anos, se divide diariamente entre dois estágios, lazer e família.
O cronograma já apertado da estudante está prestes a se tornar ainda mais concorrido: Maria Clara se inscreveu para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e espera conseguir a transferência de turno do seu curso, aumentar o escore, além de pleitear uma vaga de intercâmbio pelo programa de pós-graduação sanduíche da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ou do Ciência sem Fronteiras (CsF).
“A correria do dia a dia é grande e, apesar de já estar decidida a fazer a prova desde o início do ano, só consegui me inscrever agora”, conta Maria Clara, uma das ‘candidatas de última hora’.
A jornada para a jovem não será fácil: longe há seis anos dos conteúdos de nível médio, ela já começou a reunir o material de estudo da irmã, que prestou vestibular há dois anos. “No momento, estou nesse dilema. Não sei como me preparar, estou perdida nesse novo sistema de pontuação”, relata a estudante.
Quem, assim como ela, está de olho em pelo menos uma das possibilidades oferecidas pelo exame nacional está na hora de correr: as inscrições para o Enem 2014 terminam às 23h59 da próxima sexta-feira (23).
Segundo o Ministério da Educação, até as 17h20 de ontem, 5.234.113 pessoas já estavam inscritas para a prova em todo o Brasil. Na Bahia, o quinto estado com o maior número de inscrições (fica atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e, surpreendentemente, do Ceará), o balanço era de 383.872 candidatos.
Para evitar a tradicional correria da última hora, a recomendação do Ministério da Educação (MEC) é se inscrever com antecedência e em horários com menor fluxo de acessos ao sistema: antes das 9h, das 14h às 17h e após as 21h. Depois de inscrito, o candidato tem até o dia 28 de maio para pagar o boleto, no valor de R$ 35, somente no Banco do Brasil. A exceção fica por conta daqueles que têm direito ou conquistaram a isenção.
“Nós estamos fazendo agora uma média de mil inscrições por minuto. À noite, provavelmente, ficaremos um pouco acima. Estamos preparados para muito mais, mas, é lógico, para o candidato e para nós também, que não é bom deixar para a última hora”, afirma o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), José Francisco Soares. Responsável pela coordenação do exame, ele alerta que as inscrições para o Enem não serão prorrogadas.