A indústria fechou 410 postos de trabalho em outubro nas quatro maiores cidades do Vale do Paraíba. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta sexta-feira (14) pelo Ministério do Trabalho.
O setor fechou 148 vagas em São José, em Taubaté foram 180 demitidos, em Pindamonhangaba, 68, e em Jacareí, 14. Em São José, a indústria só não fechou mais vagas que o setor de serviços, que demitiu 369 trabalhadores em outubro.
O economista Luiz Carlos Laureano, da Universidade de Taubaté (Unitau), explicou que a região segue uma tendência nacional de crise na indústria. “A região segue uma tendência da economia nacional que passa por um momento de estagnação no setor da indústria”, explicou . A indústria brasileira fechou 11.849 postos de trabalho no último mês; ao todo o Brasil fechou 30.283 empregos com carteira assinada.
Ainda segundo o economista, a estagnação da indústria no Vale do Paraíba foi causada pela recessão no setor automobilístico – um dos principais empregadores da indústria no Vale.
“O governo precisa agora abaixa a taxa de juros, a Selic, para estimular o consumo. Ao mesmo tempo as fábricas precisam continuar produzindo para que não tenha inflação”, afirmou.
São José dos Campos
Ao contrário do cenário nacional, com a abertura de 2.433 vagas no setor de serviços no último mês, São José dos Campos fechou 369 postos de trabalho neste seguimento. A cidade foi a que mais demitiu no setor em outubro no Vale do Paraíba.
O setor de comércio registrou maior crescimento, com a criação de 180 novos postos de trabalho, já refletindo as contratações de trabalhadores para fim de ano.
Saldo positivo
Apesar do saldo negativo da indústria, a região registrou crescimento no número de contratações de maneira geral no Vale, com a criação de 493 postos de trabalho em outubro. Em comparação com o mesmo período do ano passado, a região somou quase o dobro de vagas – foram 210 em outubro de 2013. O consolidado deste ano também mostra que a região tem saldo positivo de mais de 3 mil vagas.
Apesar do mau resultado na indústria, Jacareí fechou o último mês com a criação de 128 postos de trabalho e Taubaté com 97.
As cidades da região que tiveram mais contrataram em outubro foram São Sebastião (254)Aparecida (144) e Caraguatatuba (142).