Um incêndio deixou três mortos nesta quinta-feira no sul da Turquia. As chamas começaram na floresta de Manavgat, na província de Antália, mas com a força dos ventos o fogo se propagou para áreas habitadas e locais de produção agrícola.
Imagens publicadas em redes sociais mostram as chamas perto de áreas urbanas. Em um dos vídeos, o fogo se aproxima de um prédio e de uma avenida, forçando os motoristas a descer dos carros.
IF Antalya, #Turquia. (28.07.2021). #Wildfires #Incendio #Forestal #zabedrosky #Wildfire #Turkey pic.twitter.com/I3IfZcnzQ6
— ⚠Climática Mundial🌎 (@deZabedrosky) July 29, 2021
Um outro registro mostra uma aeronave despejando água sobre um dos focos de incêndio, em um local próximo a um edifício.
De acordo com a Agência Lusa, uma das vítimas era uma mulher de 92 anos que estava dentro de casa no momento do incêndio. Um homem de 82 anos também foi encontrado morto durante a retirada de Kepezbeleni, a 16 quilômetros de Manavgat, segundo a Reuters.
As autoridades turcas informaram que 122 pessoas precisaram ser hospitalizadas por aspirar fumaça. Ao todo, foram mais de 60 focos de incêndio registrados e apenas 36 contidos pelos bombeiros até o momento.
O ministro da Agricultura da Turquia, Bekir Pakdemirli, disse à Reuters que 18 aldeias e distritos foram esvaziados em Antália, e outros 16 nas províncias vizinhas.
BREAKING: A massive forest fire in Manavgat district of Antalya has reached residential areas, houses have been burned, multiple neighborhoods have been evacuated as fire continues to grow in Turkey pic.twitter.com/zkPHm0coZf
— Insider Paper (@TheInsiderPaper) July 28, 2021