A população de Ilhabela aumentou 28% nos últimos dez anos e o município foi o que mais cresceu no litoral norte de São Paulo no período. O crescimento, porém, tem preocupado moradores, que acreditam que a falta de estrutura para receber novos habitantes pode trazer prejuízos para a cidade.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade tem atualmente 31,6 mil moradores. Entre os municípios que mais cresceram no litoral, Caraguatatuba aparece em segundo lugar com alta de 20%, seguida por São Sebastião e Ubatuba, que cresceram 16% e 11% respectivamente.Segundo o instituto Ilhabela Sustentável, o principal problema é a falta de lugares para receber novos moradores, o que faz surgir bairros clandestinos. Além disso, a falta de infraestrutura, como tratamento de esgoto, pode trazer prejuízos para o meio ambiente e para o turismo. “Todos esse esgoto é carreado para os córregos e vão parar nas praias, deixando a maioria das nossas praias com balneabilidade ruim no verão”, disse o ambientalista Carlos Nunes.
O comerciante José Teixeira dos Santos mora há 35 anos na Estrada do Camarão, um dos 16 núcleos de mapeados pela prefeitura como ocupações desordenadas. Para o comerciante, as condições de moradia seriam melhores se o bairro tivesse infraestrutura adequada. “Falta esgoto, calçamento e não tem ônibus. As pessoas saem correndo para conseguir pegar ônibus”, disse.
Outro lado
A prefeitura afirmou que o crescimento da cidade é normal e que está atenta ao surgimento de bairros clandestinos. “Nós temos uma diretoria de habitação que vem tratando da regularização fundiária dessas áreas”, disse o chefe de gabinete Luiz Faria.
Faria também afirmou que a Estrada do Camarão deverá receber asfalto e transporte público a partir de 2015. “Até junho do ano que vem a realidade do Camarão será totalmente diferente”, afirmou.