Ilhabela, que está participando até esta quinta (16) da Seatrade Cruise Global 2017, em Fort Lauderdale (Estado da Flórida, nos Estados Unidos), principal feira mundial das companhias de cruzeiros marítimos, está aproveitando o público de potenciais investidores e compradores para apresentar seu projeto de marina pública e a melhoria do píer de embarque de passageiros em cruzeiros marítimos. Juntamente com São Sebastião e Ubatuba, Ilhabela está com um estande para divulgar o Litoral Norte como destino turístico para paradas de cruzeiros marítimos e visitação de passageiros.
Segundo o prefeito Márcio Tenório (PMDB), Ilhabela, que é conhecida como a Capital Nacional da Vela, também poderá ser transformada em Capital Náutica. “Hoje nós temos espaços para 145 embarcações ali na região do Saco da Capela e com o advento da marina pública vamos aumentar a capacidade de atracação para mais de 300 vagas”, disse.
Tenório diz que tudo será feito com parcerias. Na região central, o projeto é de construir três novos dispositivos próximo ao píer da vila, para que os navios possam desembarcar seus passageiros com segurança, além de possibilitar que as anchas atraquem no local.
“A marina pública vai acontecer ali na região do Saco da Capela, saindo de onde funciona a Escola de Vela”, disse Tenório. Segundo o prefeito, no momento o projeto tem custo zero para a municipalidade.
“Os custos que a prefeitura terá na verdade é internamente e a expectativa é que o projeto já esteja pronto para a próxima temporada de verão 2018. Esse é o nosso sonho”, completou o prefeito. Segundo ele, tanto a secretaria de Obra quanto a de Turismo estão trabalhando em conjunto para o acompanhamento deste projeto.
Fonte: Meon