Vítima de 72 anos morreu no dia 23 de março. Em todo o ano de 2017, a cidade contabilizou 13 mortes causadas por gripe.
A Vigilância de Taubaté confirmou nesta segunda-feira (7) a morte de uma idosa de 72 anos por gripe. Com essa confirmação, a cidade contabiliza cinco mortes pela doença.
De acordo com a Vigilância, a idosa apresentou sintomas da doença, foi atendida, mas não resistiu e morreu no dia 23 de março. O vírus que causou a morte foi o Influenza A.
Em todo ano passado, a cidade contabilizou 13 mortes causadas por gripe. Oito delas foram provocadas pelo vírus H3N2 e cinco pelo Influenza B.
Negativo
O resultado para a morte de uma menina de 1 ano e 8 meses também ficou pronto nesta segunda e deu negativo para a doença.
A criança ficou internada por 10 dias na UTI do Hospital Regional. Exames foram feitos para confirmar ou descartar o diagnóstico.
Segundo a família, o bebê começou a ter febre alta há cerca de 15 dias e os sintomas pioraram gradativamente. A menina já tinha problemas respiratórios. A causa da morte dela não foi informada.
Campanha
Desde o início da campanha de vacinação contra a influenza, em 23 de abril, já foram imunizadas 24.645 pessoas em Taubaté, o que representa uma cobertura de 37,9% do público-alvo recomendado pelo Ministério da Saúde.
A UBS Mais Independência, uma das mais procuradas pela população, está com dois postos em funcionamento. Crianças são vacinadas na própria unidade e os adultos podem se dirigir ao salão paroquial da igreja Menino Jesus, localizado ao lado.