A empresa vencedora da licitação para a construção do Hospital Regional de São José dos Campos foi anunciada na tarde desta terça-feira (1º) pelo governo do Estado. A unidade será erguida pela Construcap Engenharia no Parque Industrial e vai custar R$ 217,1 milhões. Serão 178 leitos com foco em neurologia e ortopedia.
O modelo será construído por meio de um modelo de Parceria Público Privada (PPP) inédita na construção de complexos hospitalares. O contrato para o início das obras deve ser assinado em 60 dias e a entrega do hospital em 36 meses.
A unidade será referência para São José dos Campos e para dez cidades da microregião, como Jacareí, Paraibuna, Monteiro Lobato e Caraguatatuba. O atendimento será para casos de alta e média complexidade. O prédio vai ficar entre a Rua Icatu e a Avenida Goiânia em um terreno de 10 mil metros quadrados.
Dos 178 leitos, 44 serão de UTI, seis salas cirúgicas, serviço de emergência, serviço de diagnóstico por imagem e atendimento laboratorial. A operação clínica, integralmente voltada para o Sistema Único de Saúde (SUS), será feira por uma Organização Social (OS)
De acordo com a Secretaria da Saúde, o aumento do valor estimado inicialmente para a construção do hospital, em cerca de R$ 93 milhões, ocorreu devido à incorporação de novas tecnologias nos equipamentos que serão instalados no hospital.
PPP:
Com a PPP, a empresa vencedora da licitação tem como obrigações fazer o planejamento arquitetônico e funcional, a construção, compra, e instalação completa e manutenção dos equipamentos hospitalares. A contrapartida será a gestão dos serviços não clínicos. O contrato de concessão terá duração de 20 anos.